Seja bem-vindo!

Aproveite o conteúdo deste blog para ficar informado a respeito das questões interessantes e atuais sobre o Direito!
Aqui serão postadas notícias dos Tribunais, Súmulas recém editas, Jurisprudências e artigos.
Tudo isso para você ficar atualizado sobre o que acontece no mundo jurídico.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A arte de advogar

Descobri que queria advogar muito nova e essa vontade surgiu depois de assistir o filme "O advogado do Diabo", estrelado pelo ator Keanu Reeves e composto por um tremendo elenco: Al Pacino, Charlize Theron, entre outros.
O que me fascinou neste filme foi ver como é possível analisar um mesmo fato sob duas perspectivas completamente diferente e dele extrair teses para sustentar ambos os lados. Isso me levou a compreender o poder que a persuasão possui.
Percebi também, a partir do filme, que a essência do Direito é a oratória, o peticionamento, os quais esboçam o poder de persuasão que o advogado possui. De fato, o que sempre prevalece é a melhor tese levantada sobre uma determinada questão. Aquele que melhor souber embasar seu argumento e fizer prevalecer seu ponto de vista, ganhará. E o melhor, isso não significa exatamente que ele é quem está correto e que a parte contrária não tinha razão. Significa apenas que, sobre aquele fato, prevaleceu quem melhor trouxe provas e argumentos para o processo. Isso é fascinante!
Não quero com essas afirmações dizer que o Direito se resume a alegações infundadas, a um mero debate de ideias pura e simplesmente. Longe disso, visto que o debate se faz debruçado sobre as normas do ordenamento jurídico, pautado na doutrina e jurisprudência, seja para defendê-las ou criticá-las, dessa forma, firmando os postulados e paradigmas existentes ou fazendo surgir teses e parâmetros inovadores.
Com efeito, advogar significa patrocinar, defender uma causa, se utilizando de todos os meios necessários para tanto e cujos limites se encontram delimitados pelos ditames legais, pela ética e pela moralidade daquele que defende.
Advogar é se aventurar no mundo do Direito para dele extrair o que se tem de melhor para defender o interesse de seu cliente.
 Enfim, advogar é uma arte, ou melhor, é uma vocação, e que, definitivamente, não é dada para todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler esta publicação. Comente, se desejar.